
Princípios de Eletrostática
Eletrização
1º Princípio da Eletrostática: Atração e Repulsão
2º Princípio da Eletrostática: Conservação das Cargas Elétricas
Condutores e Isolantes
Basicamente, o que diferencia um condutor de um isolante, são os elétrons livres. Nos condutores os elétrons tem maior liberdade de se movimentarem, enquanto que nos isolantes isso não acontece.
Outra característica que os diferencia, quando eletrizados, nos condutores as cargas elétricas se espalham por todo o material, já nos isolantes as cargas elétricas se conservam nas regiões que foram eletrizadas.
Para melhor entendimento clique no link e veja o vídeo:
Eletrização por Atrito:
Eletrização por Contato:
Eletrização por Indução:
Fique ATENTO:
-
Na eletrização por contato e por indução é necessário que ao menos um dos materiais esteja previamente eletrizado.
-
Não é possível eletrizar por indução isolantes, no entanto, um efeito semelhante a que ocorre na indução eletrostática de um condutor, pode ser observada em isolantes, esse processo é chamado de polarização de isolantes.

As primeiras descobertas das quais se tem notícia, relacionadas com fenômenos elétricos, foram feitas pelos gregos, na Antiguidade.

Médico inglês que fez as primeiras observações sistemáticas e cuidadosas de fenômenos elétricos, foi o primeiro a usar os termos "eletrização" e "eletricidade"

Criou a teoria do "fluído elétrico" para explicar a transferência elétrica. Foi o primeiro a fundamentar as bases da conservação das cargas elétricas.

As primeiras descobertas das quais se tem notícia, relacionadas com fenômenos elétricos, foram feitas pelos gregos, na Antiguidade.











